Hoje apresentamos para vocês um texto da nossa ex-aluna, a querida Lilian Porto Franco Singer Guchtain, ou como hoje é chamada, Lilly, pois atualmente mora no Canadá escreveu.
O texto fala da bela cidade de Toronto e traz descrições precisas e cheias de emoção. Quase todas as fotos que acompanham são também da Lilly, que por sinal é ótima fotógrafa.
Welcome to Toronto!
Jamais vou me esquecer da primeira vez que pisei em Toronto. Já era primavera e estava uma manhã gelada e bem diferente das manhãs de primavera que eu conhecia até então no Brasil…Welcome to Toronto!
Cheguei com minha família e nós trouxemos apenas seis malas. Toda a nossa vida e história tiveram que caber em seis malas!!!
Parece um tanto desesperador, não é? Mas longe disso, foi uma aventura e tanto! Rimos, descobrimos, crescemos e no final das contas nos divertimos com nossas peripécias de imigrantes recém chegados em uma cidade cosmopolita de clima gelado e de coração quente.
Realmente os canadenses são educados, gentis e muito receptivos.
À primeira vista, Toronto me assustou um pouco, pois ao meu estilo curitibano de viver, me pareceu uma cidade muito grande, e de fato ela é.
Mas com o passar do tempo, quando você começa a conhecê-la, ela se mostra uma metrópole muito bem estruturada, que se divide em norte, sul, leste e oeste, e tem o lago Ontário como referência, e conta com um sistema de transporte integrado que atende à sua população.
Há o metrô, que percorre três linhas, tem também um bondinho bastante charmoso que é o “street car”, há os trens que ligam as rotas entre Toronto e as cidades ao redor, e há os ônibus convencionais.
Abaixo, no desenho, um mapa simplificado da cidade para ilustrar de forma divertida o que estou falando:
Mas não vou entrar detalhadamente nesse assunto, que será tema para outro post. Quero apenas por ora, querido leitor, que você saiba como essa cidade funciona em seus aspectos gerais.
Com quase 3 milhões de habitantes e eleita como uma das melhores cidades do mundo para se viver, a capital de Ontário é bastante famosa por reunir diferentes nações e por oferecer uma excelente qualidade de vida.
E mais do que nunca, Toronto se tornou destino de muitos brasileiros que aqui desembarcam para refazerem suas vidas.
E voltando às minhas memórias de newcomer, lembro-me do que mais me encantou quando eu cheguei: a natureza.
Morar aqui é se sentir muitas vezes isolado numa floresta, mas olhar para o lado e avistar um grande prédio, tendo a sensação de que não existe civilização fora dela, isso porque a cidade oferece centenas de parques lindíssimos, onde se pode caminhar com segurança, recarregar as energias de um dia puxado ou até mesmo alugar uma bike e curtir a cidade pedalando.
Há tanto a se explorar por aqui que costumo repetir o que um amigo de Curitiba me disse certa vez: “Estar aqui é viver eternamente em férias”, porque estar em Toronto é se sentir exatamente assim.
Toronto tem uma vida cultural intensa como festivais de cinema, muitos shows e peças de teatro, tem pontos turísticos incríveis e museus fantásticos, e também restaurantes excelentes com uma culinária bastante diversificada.
É uma cidade que pulsa vida, pulsa natureza, é multicultural e isso a torna vibrante e atraente e é também uma cidade que celebra muito bem suas quatro estações.
No inverno, por exemplo, downtown (o centro e o coração da cidade) se ilumina com uma grande pista de patinação a céu aberto, onde os turistas e moradores podem exibir suas coreografias, as vitrines das lojas na época de Natal dão um show à parte, os parques cobertos de neve ficam ainda mais bonitos e especiais, aqui você vai poder esquiar na neve e assistir a uma partida de hóquei.
Ah, e também degustar do Icewine, um vinho docinho e gelado bem típico do Canadá e que é elaborado com uvas colhidas congeladas. Já deu para perceber que eu amo a neve?
Mas e quando a primavera começa a dar o arzinho de sua graça?
Aí você para e pensa que foi teletransportado para outra dimensão, ops, país. Incrivelmente linda é essa estação que parece poesia, que deixa a cidade exalando ares especiais, e onde a mãe natureza mostra mais uma vez o quão bela ela pode ser.
Você certamente verá muitas flores e tulipas pelo seu caminho e simplesmente ficará boquiaberto com as árvores de cerejeiras, que começam a desabrochar em meados de abril.
Mas é de fato o verão a estação mais aguardada e queridinha dos canadenses. Curto e intenso, é dessa forma que eu vejo o verão, e talvez por isso as pessoas deem tanto valor a esses dias quentes, onde o sol aponta cedinho no horizonte e se recolhe às 10 da noite.
Calor de 40 graus, água, caminhãozinho de sorvete, pedaladas, tomar banho de lago, navegar de barco, remar caiaque, piquenique no entardecer, churrasco no parque aos domingos, stand up padle com vista para a CN Tower que é a famosa torre e símbolo de Toronto, descobrir novas trilhas, colher morangos direto do pé, tempo de tirar o conversível da garagem e sentir os cabelos bagunçarem ao vento, caminhar a pé por downtown e sentir a noite agradável, admirar o pôr do sol sentado numa pedra, saborear uma pizza na praia, ir a um jogo de baseball e comer um cachorro-quente e ainda torcer para o Blue Jays, fotografar paisagens magníficas numa fazenda de girassóis, sentir o aroma dos campos de lavandas…ufa! Cansou de ler? Pois imagina fazer tudo isso em pouco tempo? Assim é o verão, intensamente mágico e passageiro, vibrante e inesquecível!
E o outono? Ah, o outono! É sem dúvida a estação mais charmosa de todas, onde o Canadá pára para assistir a um belíssimo espetáculo de cores e nuances.
Outono também é o tempo de celebrar o Dia de Ação de Graças e agradecer pela “boa colheita” ao longo do ano. E para mim, uma coisa muito legal do outono é ir colher abóbora nas fazendas da região.
Há inúmeras ao redor de Toronto, uma mais linda do que a outra. É um passeio fascinante com paisagens deslumbrantes e inesquecíveis. Eu já garanti a minha abóbora, só falta agora eu reunir as crianças para juntos a gente esculpir e fazer aquela famosa caretinha, porque outono também tem…adivinha o que? Halloween!
E aguarde o próximo post que vem por aí, onde vou falar um pouco do que acontece por aqui no “Dia das Bruxas”!
Este é apenas o começo de uma viagem por Toronto! See you soon!