Ansiedade e línguas? O que isso tem a ver? TUDO.

Controlar a ansiedade é fundamental para vencer o medo de falar em língua estrangeira, superar a ansiedade superar o branco na prova e o nervosismo. Assim, fica mais fácil soltar a língua.

Aqui trazemos um exercício para acalmar a ansiedade. Essa dica é também valiosa se você vai viajar para um outro país e não quer se “embananar” na hora de falar seu inglês, falar francês ou a língua que estudou para se comunicar.

Você já deve ter passado por uma situação como essa, onde a ansiedade te pega e ela fica difícil de controlar.

Por exemplo, você tem uma prova para fazer de uma matéria qualquer ou de um concurso como o vestibular, por exemplo. Então estuda, se prepara, investe várias horas da sua vida se preparando para isso.

Quando está em casa, estudando, você tem a impressão de que está sabendo a matéria.

Mas aí chega o dia da prova e na hora de responder você tem aquele famoso “branco”, bate a tal da ansiedade.

Você fica nervoso, não consegue lembrar das respostas e por fim não atinge um resultado satisfatório.

Pois é, a realidade é que isso é muito comum, pois a nossa emoção, a ansiedade e o nervosismo influenciam muito em tudo o que fazemos e nos resultados que buscamos.

Comunicação e emoção

Assim também acontece com o aprendizado de uma nova língua.

Falar um novo idioma é muito mais do que saber o conteúdo, o vocabulário, os verbos, etc.

Falar um novo idioma é ter a capacidade de se comunicar com pessoas que não falam o mesmo idioma que o seu. Isso vai muito além do que apenas saber falar e, se essa situação vier acompanhada de ansiedade, vai ficar mais complicada.

Quando estamos em uma situação comunicativa há muitos outros elementos envolvidos; onde estamos, se há pressa na situação, se estamos nervosos ou ansiosos, se sabemos o que queremos, se a outra pessoa está disposta ou tem a capacidade de nos entender, etc.

Digamos que você aprendeu um pouco de francês e foi para a França.

Chegou lá e decidiu comprar pão, mas quando chega a sua vez tem uma fila enorme atrás de você. E você já não se sente tão seguro para usar aquilo que aprendeu em sala de aula.

Mas porque será isso? Simples, porque você ficou ansioso.

A ansiedade é fogo mesmo, pode atrapalhar até na padaria. Afinal, soltar a língua é tudo o que queremos numa hora dessas mas precisamos vencer o nervosismo para atingir esse objetivo.

É por isso que é de extrema importância você saber controlar suas emoções, superar sua ansiedade.

Isso vai ajudá-lo naquelas horas em que você sofre o famosos BRANCO, ou que dá pane no sistema, ou quando você está constrangido, erra e se sente mal.

Todas essas situações podem ficar muito mais fáceis se soubermos controlar nossa ansiedade.

Como diminuir a ansiedade, como lidar com ela?

Mas como fazer isso?

Existem muitas técnicas, mas aqui vai uma dica muito simples: Inspire, segure o ar por um breve instante, expire lentamente e segure sem ar também por um breve período.

Repita a operação algumas vezes até perceber como você está mais calmo.

Pronto. Os problemas vão embora com a expiração, e sua ansiedade também. Dessa forma, fica muito mais fácil lidar com as questões que estão a sua frente.

Trouxemos para você um GIF que pode ajudá-lo a fazer isso na prática.

Observe no GIF (imagem) abaixo e pratique. Você perceberá resultados instantâneos, menos nervosismo e mais calma.

Como controlar sua ansiedade para falar um novo idioma

 

Então, conseguiu perceber? Espero que sim.

Conseguir trabalhar a ansiedade é fundamental para melhorar sua comunicação e também sua performance em qualquer situação ou atividade.

Quer mais?

Inscreva-se no Nosso Canal

A ansiedade como tanto outros problemas não serão mais obstáculo, pois assim como esta dica, temos muitas outras técnicas que ajudarão você a memorizar o conteúdo, melhorar sua pronúncia e poder se sentir confiante para falar um novo idioma sem ansiedade.

Obrigada e até a próxima.