O domínio de um novo idioma traz uma série de vantagens para sua vida pessoal e profissional. Dentre os benefícios, é reconhecido que o exercício de estudar uma nova língua amplia o potencial da memória, desenvolve habilidades multitarefa, melhora as competências na comunicação, dá um upgrade no currículo e multiplica as suas possibilidades no mercado de trabalho.

Se este é o momento que em que escolheu se dedicar e aprender uma nova língua, elencamos 10 bons motivos para que você escolha o Francês:

1. É uma língua falada no mundo inteiro

A Francofonia engloba 68 Estados e Governos. O que significa que você pode se comunicar em francês com mais de 500 milhões de pessoas em 5 continentes. Além disso, o francês é a segunda língua estrangeira mais ensinada no mundo inteiro, após o inglês.

É também, junto com o inglês, a única língua que se pode aprender onde quer que você esteja, pois a França dispõe da maior rede de estabelecimentos culturais no exterior. No mundo virtual, é o terceiro idioma mais praticado entre os nativos digitais, após o inglês e alemão.

2. Amplie os seus horizontes acadêmicos

O domínio da língua francesa permite, sobretudo, estudar na França, em Universidades de reputação ou em grandes Escolas de Comércio e de Engenharia, que se situam entre os melhores estabelecimentos superiores da Europa e do mundo.

Os alunos que conhecem a língua francesa podem receber bolsas de estudos do governo francês, para fazerem cursos de pós-graduação na França em quaisquer disciplinas, obtendo um diploma reconhecido internacionalmente.

3. Invista na sua carreira

Falar francês pode ser um bônus no momento de se candidatar para uma vaga de emprego. O conhecimento de francês e inglês representa uma vantagem para encontrar um emprego no mercado internacional de trabalho e até mesmo para as multinacionais com unidades no Brasil.

Saber francês abre as portas das empresas francesas na França, no exterior e em todos os países francófonos, como o Canadá, a Suíça, a Bélgica e alguns do continente africano. Aliás, a França, quinta potência comercial no mundo e terceira terra de acolhimento para os investimentos estrangeiros, é um parceiro econômico de primeira categoria.

4. Você pode viajar para muitos lugares e mergulhar na cultura local

A França recebe cerca de 70 milhões de visitantes por ano e é o país mais visitado do mundo inteiro.

Para quem possui noções de francês é muito mais agradável visitar Paris e todas as regiões da França (desde a belíssima Cote d’Azur até os cumes nevados dos Alpes, passando pelo litoral da Bretanha), além de também poder compreender a cultura, o espírito da população e a arte de viver “à La française”.

O francês também é útil quando se viaja à África, à Suíça, ao Canadá, a Mônaco, às Ilhas Seychelles e muitos outros destinos.

5. Expandir o seu repertório cultural

A França inspirou obras icônicas nas mais diversas ciências e dispõe de um acervo riquíssimo em seu território. É a língua internacional para a gastronomia, a moda, o teatro, as artes visuais, a dança e a arquitetura.

Conhecer a língua francesa significa ter acesso, em versão original, aos grandes textos da literatura francesa e francófona, bem como ao cinema e à música. Ainda, o francês é a língua de Victor Hugo, de Molière, de Léopold Senghor, de Edith Piaf, de Jean-Paul Sartre, de Alain Delon e de Zinedine Zidane, entre tantos outros.

6. Ganhe relevância internacional

O francês é ao mesmo tempo língua do trabalho e língua oficial na ONU, na União Europeia, na UNESCO, na OTAN, no Comitê Internacional Olímpico, na Cruz Vermelha Internacional, etc., bem como em várias instâncias jurídicas internacionais.

É a língua das três cidades em que se encontram sediadas as instituições europeias: Estrasburgo, Bruxelas e Luxemburgo. Falar francês seria para você a oportunidade perfeita de estudar as relações internacionais e/ou trabalhar em organizações internacionais.

7. O amor

Aprender a língua francesa é, em primeiro lugar, ter o prazer de aprender uma bela língua, rica e melodiosa, que é muitas vezes chamada a língua do amor. O francês também é uma língua analítica, que estrutura o pensamento e desenvolve o espírito crítico, o que é extremamente útil em discussões e negociações.

8. É um idioma fácil de aprender

C’est facile! Aprender francês exige dedicação, mas ao contrário do que muitos pensam ele não é um idioma difícil. Assim como o espanhol e o italiano, o francês é uma língua semelhante ao português, o que torna o aprendizado da língua mais fácil para brasileiros.

Embora os fonemas sejam bem diferentes, a gramática e o vocabulário têm muitos pontos em comum, como a estrutura das frases e os tempos verbais. Tais similaridades possibilitam que uma pessoa se comunique em francês muito rapidamente

9. Uma língua que ajuda no aprendizado de outros idiomas

O aprendizado da língua francesa facilita a aprendizagem de outras línguas, notadamente as línguas latinas (o espanhol, o italiano, o português e o romeno), mas também o inglês, dado que o francês originou mais da metade do vocabulário atual da língua inglesa.

10. Ajude a promover a diversidade linguística

Falar francês contribui de maneira importante para a proteção da diversidade linguística no mundo, evitando a generalização exclusiva de uma só língua em um mundo cada vez mais globalizado.

Agora que você sabe que tem motivos de sobra para começar a aprender francês, basta tomar a decisão de começar.

Leave a comment